Pular para o conteúdo principal

Questões de sociologia para estudar

Essas questões de sociologia, são resultado de um estudo amplo com o objetivo de reunir os principais temas sociológicos que frequentemente caem em vestibulares e no Enem. 

Questão 1

Uma das perguntas mais frequentes sobre a disciplina Sociologia é: “Para que serve a Sociologia?”. Tomando como base nessa pergunta, explique a importância dessa disciplina.

Resposta : A disciplina de Sociologia é importante por que permite compreender melhor a sociedade em que vivemos e consequentemente ,explicar e buscar soluções para a complexidade das questões sociais.

Questão 2

O trabalho é uma criação humana com força econômica, social e política independente dos seus criadores. Para o estudo da sociedade, entender os meios de produção, e o impacto deles para as relações de trabalho é importante. Veja as aulas de Sociologia sobre pensadores como Karl Marx, autor do século XIX, mas com ideias pertinentes ao século XXI.

Resposta : alternativa [b]. O trabalho se constituía como o fundamento real da produção material.

 Questão 3

Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que :

A) Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos. 

B) Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade. 

C) Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. 

D) Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

Resposta : alternativa [c].

Questão 4

Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

Resposta : alternativa [b].


Questão 5

De acordo com Ulrich Beck (1992), as mudanças nos modelos de emprego, o declínio da influência da tradição e do costume sobre a autoidentidade, o desgaste dos paradigmas familiares tradicionais e a democratização dos relacionamentos são características da

A) discriminação social. 
B) reestruturação global. 
C) sociedade de risco. 
D) diáspora global.

Resposta : alternativa [c].


Questão 6

O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção:


a) asiático.
b) camponês.
c) mercantilista;
d) capitalista.
e) socialista.


Resposta : alternativa [d].

Questão 7

Leia o fragmento do poema “Operário em construção”, de Vinícius de Moraes, a seguir. 

E foi assim que o operário 
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim
Começou a dizer não.
E aprendeu a notar coisas 
A que não dava atenção: 
Notou que sua marmita 
Era o prato do patrão ... 
Que sua imensa fadiga 
Era amiga do patrão. 

Considerando que a divisão do trabalho é uma das características das sociedades modernas, o conceito sociológico que pode ser relacionado a esse fragmento textual é o de 

A) alienação que se define como a análise dialética das relações capitalistas, ou seja, a interpretação pela qual os homens pensam sobre si mesmos e sua condição social. 

B) mais-valia que representa a diferença entre o trabalho necessário à produção da vida do operário e o trabalho excedente. 

C) solidariedade orgânica, uma vez que a diversidade entre indivíduos permite que ocorra a união através da interdependência de funções sociais. 

D) consciência coletiva, pois expressa a forma moral vigente na sociedade, através de regras estabelecidas que atribuem valor e delineiam os atos individuais.

Resposta : alternativa [b].

Questão 8

Qual é o método da Sociologia para estudar os seres humanos?

a) O método da Sociologia é o método comparativo.
b) O método da Sociologia é o método empírico.
c) A Sociologia utiliza o método de investigação científica.
d) A Sociologia recorre ao método empírico de pesquisa.
e) A Sociologia recorre aos vários métodos científicos.

Resposta : alternativa [c].


Questão 9

A bandeira nacional, símbolo maior da República Federativa do Brasil, é bastante simbólica. Além das suas cores, existem também os dizeres “Ordem e Progresso”. Esses dizeres possuem sua origem em qual teoria filosófica ?
a) No Materialismo histórico, de Karl Marx. 
b) No Positivismo, de Auguste Comte. 
c) No Idealismo, de Friedrich Hegel. 
d) No Funcionalismo, de Émile Durkheim. 
e) No Iluminismo, de René Descartes.

Resposta : alternativa [b], por que “Ordem e Progresso” tem origem no Positivismo de Auguste Comte, estando relacionado ao lema da religião positivista: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Essa relação surgiu a partir da forte influência do positivismo nos ideais republicanos, no Brasil.

Questão 10

A comunicabilidade humana é essencial para a existência da sociedade. Atualmente nós temos diferentes formas de comunicação, como a internet e o telefone. Mas mesmo com essas inovações o principal meio de comunicação é?


a) A escrita é o principal meio de comunicação.
b) A linguagem é o principal meio de comunicação.
c) O rádio constitui o principal meio de comunicação
d) Os gestos e sinais são os principais meios de comunicação.
e) Nenhuma das respostas anteriores.



Resposta : alternativa [b].

Questão 11

Tanto Auguste Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes : para o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil, enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato mais importante das sociedades modernas. A respeito das concepções teóricas desses autores, é CORRETO afirmar: 

a) Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça social.

b) Comte considera que a partir do momento em que os homens pensam cientificamente, a atividade principal das coletividades passa a ser a luta de classes que leva necessariamente à resolução de todos os conflitos.

c) Marx acredita que a história humana é feita de consensos e implica, por um lado, o antagonismo entre opressores e oprimidos; por outro lado, tende a uma polarização em dois blocos: burgueses e proletários.

d) Para Karl Marx, o caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na elevação do nível de vida da maioria dos trabalhadores embora não elimine as desigualdades sociais.

e) Tanto Auguste Comte quanto Karl Marx concordam que a sociedade capitalista industrial expressa a predominância de um tipo de solidariedade, que classificam como orgânica, cujas características se refletirão diretamente em suas instituições.

Resposta : alternativa [a], por que todas as afirmativas apresentam uma confusão da teoria de Auguste Comte com a de Karl Marx. Somente não há confusão na alternativa [a], que apresenta a visão de Comte a respeito daquilo que ele considera como “justiça social”, que ocorreria quando cada indivíduo tivesse um lugar na sociedade que fosse adequado à sua aptidão individual.

Questão 12

A Política é uma forma de organizar a vida em sociedade, e tem origem na Grécia Antiga. Na época, havia as “polis”, que originaram o nome desta ciência. Aristóteles foi muito importante na sua origem. Autores como Hobbes, Maquiavel e Rousseau são importantes para entender a forma como a política acontece atualmente. Estude também as formas de dominação e poder segundo Max Weber.

Resposta : alternativa [c].

Questão 13

O objeto de estudo das Ciências Sociais são?

a) Os seres humanos no contexto de suas relações produtivas.
b) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos em relações sociais comunitárias.
c) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos no contexto das suas relações sociais.
d) As Ciências Sociais estudam os seres humanos em relações estritamente econômicas.
e) As Ciências Sociais estudam os seres humanos em relações estritamente políticas.


Resposta : alternativa [c].

Questão 14


Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. 

Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico. 

a) Busca da complexidade e dualidade – sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente. 

b) Busca da objetividade e neutralidade – sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização. 

c) Busca da singularidade e objetividade – sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido. 

d) Busca da complexidade e singularidade – sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo. 

e) Busca de subjetividade e pluralidade – sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.

Resposta : alternativa [b] por que o positivismo busca a objetividade e a neutralidade na ciência, além de conceber a sociedade como um organismo regido por leis próprias, segundo um modelo mecanicista.

Questão 15

De um ponto de vista histórico, a Sociologia como disciplina científica surgiu ao longo do século XIX, como uma resposta acadêmica para os novos desafios da modernidade. Além das concepções advindas da Revolução Francesa e dos fortes impactos gerados pela Revolução Industrial na estrutura da sociedade, muitos outros processos também contribuíram para essa nova configuração da sociedade. Em seu desenvolvimento ao longo do século XIX, a Sociologia esperava entender 

a) os grupos sociais e as causas da desintegração social vigente. 

b) como a Revolução Industrial encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, sem prejuízo da classe trabalhadora, pois foi beneficiada por esse processo. 

c) a subjetividade dos indivíduos nas pesquisas sociológicas, como uma disciplina científica com metodologia própria. 

d) a Revolução Francesa como um marco revolucionário que modificou o pensamento, apesar de manter as tradições aristocratas.

Resposta : A alternativa [a] por que a sociologia, na sua origem, tinha como objetivo compreender o surgimento da modernidade e os seus efeitos sobre a sociedade e sobre a vida dos indivíduos. Não por acaso, termos como “anomia”, “fetichismo” e “desencantamento do mundo” surgiram a partir das abordagens sociológicas.

Questão 16
Dentre as ciências sociais, qual se ocupa em específico das relações de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços?

a) Antropologia.
b) Sociologia.
c) Ciência Política.
d) Relações Internacionais.
e) Economia.


Resposta : alternativa [e].

Questão 17

A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é 

a) uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação. 

b) um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos. 

c) um grupo de pessoas que representa os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico. 

d) uma categoria política cuja configuração é variável ao longo da história da humanidade.

Resposta : alternativa [a].

Questão 18

“A distribuição dos brasileiros por classes socioeconômicas mudou nos últimos cinco anos. Deixou de ter o formato de pirâmide, típico de países pobres, com grande contingente de baixa renda, e passou a ser um losango, figura geométrica que se aproxima de uma distribuição socioeconômica mais equilibrada entre os estratos sociais e frequente em países desenvolvidos”.
                                                                              (Revista Veja – 23 de março de 2011).

Do ponto de vista sociológico, o fenômeno apontado no texto está associado ao conceito de

a) cooperação social. 
b) ascensão social. 
c) elitismo. 
d) solidariedade mecânica.

Resposta : alternativa [b].

Questão 19

Entre os fatores que influenciam a mobilidade social estão:

a) A vontade de trabalhar, a preguiça e o nível educacional.

b) O nível econômico familiar, o nível educacional familiar e as políticas que asseguram igual acesso aos meios de formação educacional.

c) A comodidade, o nível educacional e a vontade de trabalhar

d) O nível econômico familiar, a comodidade e as políticas que asseguram igual acesso aos meios de formação educacional.

Resposta : alternativa [b],por que a mobilidade refere-se aos processos em que os indivíduos conseguem ascender (ou subir) na escala social ou descender (cair). Aspectos como acesso à educação, nível escolar familiar, estabilidade financeira e a ausência de estigmas sociais são determinantes para a mobilidade.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios resolvidos de provas sobre média ,mediana e moda

A média , mediana e moda,são medidas de posição ou medidas de tendencia central que fazem parte de um ramo muito importante da estatística, que é a estática descritiva .

A Estatística Descritiva permite-nos resumir, descrever e compreender os dados de uma distribuição usando medidas de tendência central (média, mediana e moda) e medidas de dispersão (valores mínimo e máximo, desvio padrão e variância).

Muitas vezes , a média ,ela é um pouco injusta com a gente sabe porquê ?


Imagine o seguinte : Estamos em uma festa com duas pessoas(Pedro e Niko ) e só tem 2 bifes . Só que acontece o seguinte : o pedro por ser guloso vai escondido e come os 2 bifes...Em media ,cada um deles comeu um bife porque a média diz-nos que havia um bife para cada pessoa mas não nos diz como é que os bifes foram distribuídos.

Esta é uma das razões pelas quais os dados estatísticos que se apresentam em relatórios de investigação terem frequentemente duas ou mais medidas descritivas associadas. Por exemplo, o valo…

Exercícios resolvidos de provas sobre espaço amostral e probabilidade de um evento

Esta lista de exercícios , é resultado de um estudo amplo com o objetivo de descomplicar a análise de espaço amostral e probabilidade de eventos sem utilizar aqueles métodos como Diagrama em árvore e tabela de dupla entrada (produto cartesiano) que muitos professores utilizam para dificultar um pouco o entendimento de probabilidade.

Os exercícios estão divididos em 3 seções : Seção de exercícios Básicos ,Seção de exercícios com um certo grau de dificuldade e uma seção sobre prova teste ou simulado.

Definições

Espaço amostral (S) 
É o espaço de amostragem de todos os elementos de um experimento probabilístico .
Por exemplo: no lançamento de uma moeda,os elementos pertencentes a uma moeda, são : a cara e a coroa, somente é possível obter ou cara ou coroa e o nosso espaço amostral será : S={ cara, coroa }, um outro exemplo bacana é o lançamento de um dado que pegando o mesmo raciocino , todos os elementos pertencentes a um determinado dado, são os números { 1,2,3,4,5,6 } que estarão for…

Exercícios resolvidos de provas sobre derivadas aplicando as regras de diferenciação

Para calcular a derivada de uma função que seja derivável, em determinado ponto do seu domínio, podemos sempre usar a definição.

Mas, dependendo da função, isto pode significar bastante trabalho e pode ser evitado usando regras de diferenciação, evitando assim complicados cálculos de limites.

Em que consistem as regras de derivação ?
Resumidamente podemos afirmar que se o cálculo de derivadas usando a definição é meio complexo e gasta mais tempo , usando as regras de diferenciação as coisas ficam um pouco mais tranquilas devido a rapidez na execução e obtenção dos resultados.

Entretanto, aplicar as regras de derivação consiste em usar estes conhecimentos para, a partir das derivadas de funções mais simples, determinar as derivadas de funções que delas se obtêm por meio das operações.

Simbologia
A derivada de uma função f, na variável x , é uma função, que representamos por f ' .
Regras a seguir :
Sejam f e g funções diferenciáveis : 
Está regra afirma que a derivada de uma constante…

Tudo sobre integrais definidas e exercícios resolvidos com comentários

Definição

A Integral definida é um tipo de integral que tem um valor inicial que denominamos de limite inferior e um valor final que chamamos de limite superior . Resumidamente a integral definida entre a e b é a integral indefinida em b menos a integral indefinida em a .

Teorema fundamental do cálculo
Muitas vezes , a gente ouve falar do teorema fundamental do cálculo e tem dificuldade de entender, porque nem todo professor tem paciência de explicar todo esse trem , mas vamos nessa !
O teorema fundamental do cálculo é a base das duas operações centrais do cálculo, diferenciação e integração, que são inversas uma da outra . Isto quer dizer que se uma função contínua é primeiramente integrada e depois diferenciada (ou vice-versa), volta-se na função original. 
Exemplo :Seja f(x)=2x, Calcule a sua integral  e derive o  resultado para chegar a função original 2x.
Sabendo que a constante c é um número , vamos derivar o resultado para chegar no função original.
Depois dessa demonstração , …

Exercícios resolvidos de provas com comentários sobre distribuição binomial

"Em nossas loucas tentativas, renunciamos ao que somos pelo que esperamos ser".William Shakespeare

Antes de entrar no assunto principal vamos entender o que é fatorial de um número que tem como simbolo o n!

Na matemática, o fatorial de um número natural n, representado por n!, é o produto de todos os inteiros positivos menores ou iguais a n. A notação n! foi introduzida por Christian Kramp em 1808.

Exemplo: Calcule o fatorial dos números 0,1,2,3,4 e 5 .

Solução

0! = 1
1! = 1
2! = 2.1 = 2
3! = 3.2.1 = 6
4! = 4.3.2.1 = 24
5! = 5.4.3.2.1 = 120.

Observação: O zero não entra nesta definição, pois se multiplicarmos todo o produto de n até 1 por zero teremos zero como resultado.


O que é uma distribuição binomial?

Em estatística, a distribuição binomial é a distribuição de probabilidade do número de sucessos numa sequência de n tentativas.

O que devemos saber sobre essa distribuição?

Vamos entender as caraterísticas de um experimento binomial

Um experimento binomial é um ensaio estatíst…